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ATRIBUTOS

Os atributos podem ser descritos como características que cada personagem possui de forma natural, mas que podem ser aprimorados ou adquiridos durante o andar do jogo. São essas características que diferem um indivíduo do outro em um RPG. Os atributos, portanto, são fundamentais para definir as capacidades e características dos personagens, pois não apenas determinam a eficácia em várias situações, mas também moldam a identidade e o estilo de cada cada um. Os atributos fornecem uma base para as habilidades e competências dos personagens dentro do jogo. Por exemplo, um personagem com maia pontos do atributo força terá mais capacidade em combate corpo a corpo ou atividades que utilizem esse atributo, enquanto um com alta inteligência pode ser um mestre em resolver enigmas ou utilizar tecnologia avançada. Além disso, os atributos são responsáveis também por manter um melhor equilíbrio no jogo.

No Instituto Genesis, optamos por dividir em duas partes, sendo elas: atributos físicos e atributos mentais.

ATRIBUTOS FÍSICOS:

FORÇA: Mede a capacidade física do personagem para levantar peso, causar dano em combate corpo a corpo e realizar feitos de poder bruto, isto é, responsável por definir o conhecimento e talento do personagem com artes marciais, sua capacidade de luta corpo a corpo, armas brancas, arremesso, escaladas, etc. Também é um atributo utilizado na aplicação de dano, sua maior vantagem é que não é necessário armas e feitiços para causar esse dano, apenas seu próprio corpo.

DESTREZA: Reflete a agilidade, coordenação motora e precisão do personagem. Importante para esquiva, ataque à distância e tarefas que exigem precisão. É o atributo usado para medir o quão rápido ele pode se mover, se esquivar, sua habilidade em fuga e também envolve acrobacias. Além disso, está relacionado aos reflexos e tempo de resposta do personagem.

CONSTITUIÇÃO: É um atributo usado para medir a defesa física, a capacidade do seu corpo de suportar dano. Ele determina quanto tempo um personagem consegue ficar embaixo d'água, quanto consegue suportar golpes, resistência à venenos, etc. Constituição é o atributo que, em todo cálculo de dano, é subtraído. Ou seja, quanto maior esse atributo, menor será o dano causado pelo oponente.


ATRIBUTOS MENTAIS:

CARISMA: Reflete a capacidade do personagem de influenciar, liderar e se relacionar com os outros, ou seja, tem a ver com habilidades de negociação, liderança e persuasão. É um atributo usado para medir as capacidades sociáveis, seu poder de persuasão, manipulação, habilidade em mentir, enganar e também de causar boa impressão, convencimento e intimidação, assustar. Se trata de um atributo mental, de apoio e extremamente relevante para situações que envolvem lábia.

INTELIGÊNCIA: Determina a capacidade de aprendizado, raciocínio lógico e resolução de problemas do personagem. Importante para estratégias de combate e uso de habilidades científicas ou tecnológicas. É um atributo usado para medir os conhecimentos do personagem, inteligência geral, memória, raciocínio e estratégia.

SABEDORIA: Mede o discernimento, percepção e força de vontade do personagem. Influencia a intuição, percepção ambiental e resistência mental a ilusões ou controle mental.

PERCEPÇÃO: Avalia a capacidade do personagem de notar detalhes e interpretar informações sensoriais. Importante para detectar inimigos, armadilhas e pistas, observação, investigação, análise rápida de algo, sacar algo ou alguma pessoa, notar detalhes, intuição, sentir perigo, notar emoções, empatizar, perceber enrascadas. É o atributo que conecta o personagem com o mundo espiritual, e a percepção do sobrenatural também.

Ao iniciar o jogo, cada personagem receberá 20 pontos, que poderá distribuir da forma que achar melhor e que condiz com o que espera do seu char no jogo. A cada nível alcançado, pode acrescentar +3 pontos no atributo que escolher. Pode conferir na tabela abaixo:

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